Novas postagens.

16/06/2024

espero que (não) me vejam (?)


Imagem colorida de várias pequenas vitórias-régias.
É sempre assim: anos fora e, de repente, volto com um blog antigo, mas repaginado. Esse é o ciclo que já ultrapassou uma década. Dessa vez, decidi retornar através de um blog-diário, o formato que me apresentou à blogagem em 2010. Isso significa que o VerdeLinho  será apenas mais um espaço tradicional para arquivar lembranças e reflexões pessoais, um lugar como qualquer outro. E é nessa irrelevância simples que procuro habitar.

 Apenas registrar minhas bobeiras, sem a sensação de estar sendo observado, me faz muita falta em tempos de hipervigilância nas redes e memórias falsas. Obviamente, o Blogger não está imune desses fenômenos, mas, para mim, a ausência da timeline, algoritmo de recomendação e anúncios já diminui boa parte da ansiedade de estar online.

 Então, vamos começar! Desejo que você, visitante, possa se sentir bem aqui também. No texto a seguir, vou apresentar um pouco do que pretendo trazer pra cá, nada demais por hoje, apenas uma clássica postagem de início de blog. Vem comigo?

Divisória.

 No fundo da minha esperança infantil, sinto que os resquícios de uma internet primordial estão preservados nos blogs-diários, mesmo que ainda com suas limitações modernas. E é isso que me fez criar o VerdeLinho.

 O principal objetivo deste blog é ser um lugar silencioso para organizar meus pensamentos, além de compartilhar interesses e experiências com quem estiver de visita por aqui. Nada muito sério ou especial. Apenas um arquivo de bobices, como costumava fazer durante a adolescência. O famoso blog raiz.


 Abaixo, uma listinha clicável (que atualizarei na medida que esses marcadores passarem a existir por aqui com as postagens posteriores) de alguns assuntos que planejo trazer aqui:

Divisor de conteúdo.

 Sinceramente, não sei o quão fiel serei a essa lista. Tenho a sensação de que vou me recolher nos marcadores de assuntos pessoais (papinho e diário) e viver neles, ignorando que algum dia citei a existência de outros assuntos para esse lugar.

 E tudo certo. Talvez, eu esteja me apegando demais em regras que não existam e não esteja me deixando apenas escrever livremente, perdendo o ponto do porquê criei o blog, né? (ᵕ  -ᴗ- )

 Ainda estou me acostumando em voltar a escrever para mim.
Divisória.

Plantio, Criação e Comunidade. Se eu precisasse elencar as três palavras mais importantes para mim, seriam essas, com toda certeza. Agora, se são um resumo sobre quem eu sou, já não sei dizer.

 Prazer, Farelo! Esse é o nome que decidi usar por aqui.

 Escrevo para o Blogger desde 2011, entre hiatus de pouco mais de um ano, colecionando blogs de diversos temas e interesses. Já tive blog de recursos e tutoriais, resenha de mangá, desenho/pintura, histórias originais, pesquisa sobre arte (falecido Pontarelo), etc. Agora, estou aqui outra vez, voltando para a minha primeira criação de 13 anos atrás.

 Não há muito para falar sobre mim, acredito (๑-﹏-๑). Mas podemos descobrir mais uns sobre os outros ao longo das atualizações, de qualquer forma.
Divisória.

 Lugarzinho simples, sem nenhum segredo.

 Por conta do meu conhecimento raso em HTML, o blog pode apresentar alguns probleminhas de visualização, dependendo do navegador e o tamanho da tela do seu computador. Por isso, caso você tenha encontrado alguma dificuldade em relação à navegação, por favor, alerte nos comentários! Irei verificar.

 Hoje, 5 de maio de 2024, é assim que o Blog se parece, na visualização do Mozilla Firefox:
Tradicional
Print do VerdeLinho Site, que consiste em seu cabeçalho horizontal, juntamente de seu menu de topo; O menu de idiomas, a barra lateral com a mensagem de boas-vindas, a caixa de pesquisa, o menu de assuntos, a caixa de seguidores, o menu de blogs favoritos, o menu de postagens populares, o menu de arquivos e os agradecimentos, nessa ordem de cima para baixo; E a área de postagens, demonstrando este texto que você lê agora. Tudo envolvido por um fundo verde claro. A paleta de cores é verde e laranja.

Divisor de conteúdo.
 
Auto Contraste
Print do VerdeLinho Site, agora em modo escuro, consistindo nos mesmos elementos do print anterior, mas com tons escuros e autocontraste.

*Os créditos a todos aqueles que possibilitaram o resultado da estética do VerdeLinho estão na página de agradecimetos.

 Sinta-se livre para a comunicação através dos comentários. Qualquer problema ou dificuldade na navegação, farei o possível para arrumar e peço desculpas por qualquer incômodo desde já!

Divisor de conteúdo.

 Testei o blog em alguns computadores para ter um pouco mais de noção sobre o desempenho, a depender do monitor e potência da máquina. Em monitores 1360x768, o menu de tamanho de letra, que fica no canto superior esquerdo da tela, não aparece. Já estou trabalhando para arrumar isso o quanto antes.

 De qualquer forma, o Zoom não está bloqueado no meu blog. Então, para aqueles que necessitam de letras maiores para a leitura dos textos, sintam-se livres para aumentar manualmente, por enquanto.

 Falando nisso, o botão verde localizado no canto superior esquerdo, junto do menu de tamanho de letras, é um botão de auto contraste. Coloquei ele pensando em pessoas com baixa visão e dautônicos, mas também entendo que as cores escuras são mais confortáveis para olhinhos sensíveis. Por isso, estejam todos a vontade para usar essa adaptação também.

 Já adianto as desculpas por quaisquer erros. Caso o design do blog esteja trazendo desafios, entrem em contato comigo e arrumarei o quanto antes!

 Por favor, me deixem saber como está a visualização e navegação no PC de vocês ( '◡' 人 ). De acordo com esses testes que fiz, alguns recursos parecem não funcionar no Google Chrome de alguns computadores. Por exemplo, o blockquote de nuvem dos tópicos não aparece. Estou tentando entender se é um problema do PC ou do meu código, porque em Chromes de outros computadores, tudo está OK (๑•́ - •̀ )

 Ainda existem alguns detalhes que não estão no ponto certo, para mim. Sinto falta de algumas imagens, talvez mais cor na barra lateral. Estou pensando em trazer um chat, fazer um link-me, um painel de status ou talvez algum vídeo, apenas para compor melhor, eu não sei. Não quero que o layout fique muito carregado, para não ter problemas de ser aberto em computadores menos robustos, mas ainda falta alguma coisa...

ENFIM!  (ᵕ  -ᴗ- ) Aceito sugestões.
Divisória.

Bom, isso é tudo! Com o tempo de adaptação, o blog terá mais forma. Ainda estou me acostumando a escrever para mim de novo, sem pensar num público específico, deixando pensamentos fluírem pelo teclado. Então, peço paciência com o texto tão rígido.

 Inclusive, Por tanto tempo longe dos blogs-diários, me sinto ligeiramente sem rumo aqui. Aceito conselhos de quem também passou pela experiência de voltar para o Blogger depois de uns aninhos fora (˶ ˃ ᵕ ˂ ˶)

 Esse é só mais um blog comum para trocar experiências e desabafar com outras pessoas ou não. Nada de especial. E, mesmo assim, você está aqui! Agradeço imensamente pela visita!

Divisor de conteúdo.

2 comentários:

  1. Olá Farelo!

    Por aqui a exibição do blog ta ok, sem problemas. Muito bom te conhecer, espero te ver mais vezes por aqui! Vou adorar saber os mangás que você lê, os batons que usa e o que você planta.

    Esse processo de voltar a escrever é bem estranho no começo, mas acredito que a medida que a gente vai escrevendo mais e mais besteira, nosso senso do ridiculo meio que desaparece, assim a gente se liberta. Esse espaço longe do algoritmo é um dos poucos onde se pode ter essa liberdade. Espero que você consiga se soltar mais. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. También estoy volviendo a escribir después de mucho tiempo en hiatus!

    Te sigo desde ahora

    ResponderExcluir

Agradeço imensamente o seu comentário. Ficará visível para todos em breve, após a moderação.

Botão de início em forma de bolo de limão.
Botão de Auto Contraste